"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou."
Carl Gustav Jung

domingo, 15 de abril de 2012

Dica de Livro - A Festa de Maria

    O livro "A Festa de Maria", de Rubem Alves, nos presenteia com 17 crônicas, de uma profundidade e beleza perfeitamente harmonizadas com a simplicidade com que são narradas.
    O autor, com formação em teologia e psicanálise, toma como ponto de partida poemas de Alberto Caeiro e Carlos Drummond de Andrade, metáforas do Tao Te Ching, Confissões de Santo Agostinho, trechos de Nietzche, e outros pensadores famosos de nossa história, e os entrelaça a filosofias e atitudes da doméstica Dona Maria, do pedreiro João Januário, do motorista de taxi Celso, e também às suas próprias experiências de vida.


    Assim, ele nos conduz a refletir sobre questões humanas básicas, e nos convida a repensar, sem preconceitos ou dogmas, em nossas crenças sobre a vida, sobre Deus, e sobre a sabedoria verdadeira, que brota do SER,  e não do TER.
    É uma surpresa extremamente agradável deparar com um autor que, apesar de seu título de doutorado e vasta cultura, não cai em uma armadilha bastante comum, que é o esnobismo intelectual e a depreciação de toda a cultura e sabedoria que não venha embasada por críticas favoráveis e publicações internacionais. Rubem Alves encontra o saber, a beleza, e o conhecimento, em tudo o que há ao redor dele. E nós podemos fazer o mesmo!



Editora Papirus
  

4 comentários:

  1. Nossa, já estou amando esseblog de coração. Extremamente interessante, e mais ainda com a dica desse livro que certamente será o próximo dos que eu da lista dos que já tenho do mesmo autor fantástico. Dani, vcs estão de parabéns pelo blog. Bjs e sucesso, estarei acompanhando com todo prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem querida, que bom que gostou! O livro é belíssimo em sua simplicidade, tenho certeza de que enriquecerá ainda mais essa sua vida interior, que já é tão rica e evoluída. Beijo grande, e obrigada pela participação no blog!

      Excluir
  2. Gosto de vir aqui pelo simples fato de me sentir em casa...cheiro de sabedoria, bondade, solidariedade, e tantas outras coisas essenciais...Hmmm, faz um bem visitar vcs. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carmem, sinto-me honrada por meu blog alcançar assim seu coração! Venha sempre, sinta-se em casa, como se eu a estivesse recebendo para um papo gostoso na cozinha da minha casa, servindo um chá quente com bolo enquanto conversamos e trocamos conhecimento e energia... Um grande beijo!

      Excluir