"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou."
Carl Gustav Jung

sexta-feira, 23 de março de 2012

Livro da Semana - As Marcas da Alma

    A dica de livro da semana é o inspirador "As Marcas da Alma -  Descobrindo a Sua Identidade Espiritual", de Marc Gafni.
    Filósofo, professor, e rabino, o autor nos leva a identificar as marcas de nossa alma, o que nos faz únicos, o que nos diferencia de todas as outras pessoas através da Cabala, de filmes e livros vários, e até mesmo através de suas experiências pessoais. O livro nos traz uma reflexão profunda e importante, sobre quem somos, quais são nossos valores, e para onde pretendemos ir.
    Vivemos a época da globalização, o que facilita nossa vida em ínumeros aspectos e amplia a nossa visão do mundo. O outro lado disso é como a mesma facilidade de comunicação que nos possibilita enriquecimento intelectual, também nos torna clones de padrões de imagem ou pensamento. Muitas pessoas, buscando ser aceitas e integradas em nossa sociedade competitiva, passam a imitar a aparência e os comportamentos de outros, sem sequer pensar se aquela é a sua verdade. Em meu consultório, já deparei com ínumeros casos nos quais a questão primordial é a pessoa não estar feliz com sua vida e suas escolhas, mas não ter a mínima idéia do que gostaria de mudar. Isso quando não há apenas uma sensação de insatisfação intensa, uma angústia constante e não identificável pelo paciente.
     A beleza de "As Marcas da Alma" é o quanto nos conduz, gentil e firmemente, a uma reflexão que não permite e não busca espelhar-se em padrões. Ao contrário, o tempo todo você é conduzido a uma jornada de conhecimento, aceitação e valorização de suas particularidades, as marcas únicas que o fazem ser quem é.


   
    "Em as marcas da alma, usaremos fontes do mito bíblico de uma maneira semelhante à que o psicólogo Carl Jung tratou os vários mitos do mundo. Jung estava particularmente interessado no mito grego. Ele compreendeu a verdade óbvia de que os mitos não são (e nunca tiveram a intenção de ser) relatos históricos ou científicos da realidade. Os mitos são uma interpretação psicológica profunda da natureza de nossa jornada no mundo." Marc Gafni

Editora Sextante

Nenhum comentário:

Postar um comentário