"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou."
Carl Gustav Jung

quinta-feira, 15 de março de 2012

O peso da sociedade

    Ontem assisti novamente ao filme Hair Spray - Em Busca da Fama, direção de Adam Shankman. Conforme os créditos finais passavam, fiquei pensando no significado que um filme musical, tão leve e sem pretensões, pode ter na vida das pessoas.                                                          
    Posso passar dias escrevendo sobre filmes cult de diretores alternativos,que são os meus preferidos, e com certeza farei isso em outra ocasião. Porém, nesse momento, a mensagem pura e direta de Hair Spray me encanta muito mais. É um protesto bem humorado aos preconceitos vários que pipocam na nossa sociedade, e embora seja uma história passada na Baltimore dos anos 60, o tema principal acontece todos os dias, inclusive aqui, no Brasil.
    Não, eu não estou falando do racismo. Embora ele tenha importância no filme, e seja um tema relevante em qualquer momento, hoje eu quero falar do preconceito que sofrem as pessoas que estão acima do peso, principalmente as mulheres. A heroína de Hair Spray é Tracy Turnblad, interpretada por Nicole Blonsky, uma adolescente gordinha, interessante, bonita, talentosa, que encara toda a discriminação que sofre por não ter o padrão de beleza adequado com uma confiança que faria inveja a muita gente. 
     Atualmente, a ditadura da magreza se tornou uma questão tão séria e controversa que até profissionais de saúde vêm cedendo ao preconceito social em detrimento do desejo ou bem estar do paciente. Indicações de remédios para emagrecer sem critério, pseudo-terapeutas que dizem que a pessoa é "gorda por falta de auto-estima", reality shows que humilham pessoas acima do peso durante o processo de emagrecimento, celebridades que fazem questão de posar nas capas de revista dizendo quantos quilos perderam...e o número de anoréxicas e bulímicas subindo cada dia mais!
   As mulheres tentam tanto se adequar ao padrão estabelecido, que perdem a referência de seus próprios corpos, de seu próprio prazer de comer, dançar e amar sem culpa. Quando uma mulher está acima do peso, todos se sentem no direito de comentar, indicar dietas, olhar para o seu pedido em um restaurante com um olhar de reprovação. Vendedoras são rudes e irônicas nas lojas e a mulher se encolhe, se culpa, ao invés de chamar o gerente e apresentar uma queixa pelo desrespeito.
     Talvez, por tudo isso, assistir a Hair Spray seja tão prazeroso. A jovem Tracy não está interessada em mudar o que ela é. Ela não quer e não tenta emagrecer e se adequar ao que se espera em nenhum momento. Ela apenas mostra seu talento, é honesta em relação aos seus valores, e seduz o galã juvenil Link, interpretado por Zac Efron, com a sua autenticidade, seu sorriso contagiante, e seu ritmo impecável. Dançando e cantando o filme todo, a atriz mostra energia e felicidade em ser ela mesma...e nada é mais sedutor do que isso! No momento atual, nessa era da ditadura de padrões irreais de beleza, penso que todas nós precisamos de uma dose da adorável Tracy Turnblad!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário